quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Alimentos Transgênicos

    Umas das áreas da biotecnologia é a produção de alimentos transgênicos. Esse processo é realizado pela engenharia genética. Assim como a biotecnologia, a produção de alimentos transgênicos traz diversas polêmicas, porem é um processo que esta sendo cada vez mais usado na agricultura.
    Os alimentos transgênicos apresentam seus pontos negativos e positivos. Ambientalistas apontam que os alimentos transgênicos podem causar impactos irreversíveis ao meio ambiente. Porem, esse método é usado como forma de aumentar a produção e abaixar os custos com defensivos agrícolas e diminuir o desperdício.
Com o avanço da engenharia genética, esses alimentos são modificados geneticamente em laboratórios com o propósito de conseguir aprimorar a qualidade do produto. Na agricultura, uma técnica muito adotada é a introdução de gene inseticida em plantas. Dessa forma, a planta consegue produzir resistência a determinadas doenças da lavoura.
    Portanto concluo que a produção de alimentos transgênicos está crescendo cada vez mais por todo o mundo, aprimorando os produtos modificados. Apesar desse método ser benéfico em relação ao custo beneficio, ele pode causar impactos irreversíveis no meio ambiente.

Fontes: http://www.todabiologia.com/genetica/transgenicos.htm
             http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=180

Um comentário: