quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Clonagem de DNA

  Clonagem de DNA significa produzir inúmeras cópias idênticas de um mesmo trecho da molécula de DNA.
  Para isso, é preciso isolar um trecho de DNA que vai ser clonado. Esse processo envolve a fragmentação do DNA dos cromossomos na intérfase, o que é feitopela ação de enzimas especiais chamadas enzimas de restrição.
  Hoje já se conhecem muitas dessas enzimas de restrição, que são isoladas das bactérias e purificadas. Essas enzimas são comercializadas por grandes empresas da área de biologia molecular e vendidas aos especialistas que trabalham com Engenharia Genética.
  Cada enzima de restrição corta o DNA somente quando encontra uma sequência específica de bases nitrogenadas. O corte, então, não é feito em qualquer lugar. Os cientistas já sabem onde atua cada uma das enzimas de restrição conhecidas. Por exemplo, existe uma enzima de restrição chamada ECORI, que corta o DNA toda vez que encontra a sequência:
GAATTC
CTTAAG
  Ao encontrar essa sequência, a ECORI corta sempre o DNA entre as bases G e A.
Esses genes isolados são unidos a moléculas de DNA de um organismo que aceita essa manipulação. O DNA desses organismos é chamado genericamente de vetor.
  A molécula de DNA do vetor, associada ao tercho do DNA estudado, é denominada DNA recombinante.
  O DNA recombinante é introduzido nesses microorganismos, os quais, ao se reproduzirem, multiplicam essas moléculas recombinantes, dando origem a um grande número de cópias idênticas. A esse processo dá-se o nome de clonagem gênica ou clonagem de DNA.

3 comentários: